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Quais as vantagens de se trabalhar com Omnichannel?

Primeiro de tudo, você já ouviu falar desse termo Omnichannel? Pois bem, esse tipo de comunicação vem ganhando destaque nos últimos tempos com o avanço das possibilidades atuais do marketing digital.

Vamos entender um pouco mais o que significa o Omnichannel e seus benefícios.

O que é omnichannel?

Vamos a uma breve explicação do termo: Omnichannel é um termo que pode ser entendido pela junção da sua origem no Latim e a terminação do inglês. O prefixo “omni” trata-se de “tudo/todo”. Já o “Channel” como não é surpresa, significa canal. Então, podemos deduzir que de maneira genérica, Omnichannel é um termo que se designa a algo parecido com “todos os canais em conjunto”.

Existem no mercado outros termos que podem ser facilmente confundidos com o Ominchannel, são eles: Multichannel e Crosschannel.

single-multi-Omnichannel

A estratégia de transformar o consumo em uma experiência única e cada vez mais prática é um desafio que várias empresas estão tentando alcançar.

Multichannel

Primeiramente ao analisarmos a palavra já nos deparamos com o prefixo “multi” que faz referência a muito ou muitos. Um exemplo de uma estratégia multichannel é quando uma empresa oferece vários canais de compra, como site, aplicativo e lojas físicas.

Porém, eles não estão conectados. Os vendedores que trabalham na loja física não sabem sobre as compras que foram realizadas pelo aplicativo e/ou no site e vice-versa.

Existe uma competição entre os canais de compra e não há uma troca de informações entre eles.

Crosschannel

Aqui a palavra também faz junção de alguns termos como o prefixo “cross” em português significa cruzar.

Na estratégia de crosschannel os canais de uma marca podem se cruzar da seguinte forma: a compra pode ser realizada de forma online no site e a retirada do produto adquirido ser feito na loja física. Dessa maneira, não existe competição entre os canais, uma vez que eles passam a se complementar.

Omnichannel

Como já explicamos acima, o prefixo “omni” faz referência a todos, no caso, todos os canais de uma empresa estão conectados.

Uma situação que já acontece é que você pode, mesmo estando dentro da loja física, utilizar o app da marca para verificar se existe o produto específico que deseja.

Se encontrá-lo pelo aplicativo, pode fazer o pedido com um dos vendedores da loja física e optar por receber a entrega em casa.

Se ligou que aqui todas as opções de compra estão interligadas de forma simultânea?

Assim, um canal ajuda o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor e a estreitar ainda mais as relações online e offline.

Benefícios de uma estratégia omnichannel

Se você ainda não sabe, o investimento na melhor experiência para os seus clientes possibilita diversos benefícios afinal, todo esse trabalho tem o objetivo de deixá-los mais satisfeitos.

A satisfação do seu cliente e potenciais consumidores deve ser uma meta a perseguir sempre, se quiser obter resultados positivos.

A partir dessa grande vantagem, você ainda consegue:

  • Evoluir a qualidade dos serviços de modo geral
  • Aumentar suas conversões e vendas.
  • Fidelizar e encantar clientes.
  • Ser considerado uma marca referência.
  • Ter mais autoridade.
  • Entre milhares de outras vantagens.

O que podemos tirar como lição nesse caso é que quanto melhor for a experiência do usuário com o seu produto, melhor para sua marca. A implantação deste tipo de comunicação no seu negócio é importantíssimo, porém não é tão simples.

omnichannel é um desafio, mas que se for bem elaborado pode proporcionar resultados incríveis para o seu negócio e o tão sonhado diferencial no mercado.

Fontes: Marketing de conteúdo / Mestre do Adwords / Smarket

Posted on agosto 23, 2017 in Blog

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