Google+

O que o Google sabe sobre você?

google-sabe-tudo-sevenquick

Não é novidade o fato de o Google saber quase tudo de nossas vidas e não é nenhum segredo pra ninguém que a empresa coleta dados sobre a vida de seus usuários. Mas espera aí, qual é o objetivo disso? Você ainda não sabe? O objetivo disso é poder oferecer propagandas e anúncios bem direcionados. A grande vantagem para o Google é poder cobrar um valor mais alto das empresas que fazem os anúncios.

Quando você está lá tranquilamente em sua navegação diária, ao usar o Google ou qualquer outro produto da empresa, você possivelmente está autorizando que informações sejam coletadas e com isso eles refinam o seu gosto, suas escolhas e apresentam justamente aquilo que você mais busca na web, seja produtos ou serviços.

Para coletar essas informações o Google utiliza diversos métodos. Desde os termos buscados no Google, até o que é compartilhado no Google+ ou os lugares que são buscados no Maps.

Se você ficou realmente curioso e quiser descobrir tudo (ou quase tudo) que a empresa sabe sobre você, aqui vai um guia rápido.

Para isso, basta entrar na página de configurações enquanto logado na conta do Google. A página é https://www.google.com/settings

Lá, é preciso clicar em “Histórico da Conta”, que fica na parte superior da página. Depois disso, basta ir até o final da página, encontrar “Anúncios” e clicar em “Editar Configurações”. Se você preferir, este é o link direto para a página.

O Google mostra de forma automática o que ele sabe sobre o usuário. São desde informações básicas como sexo e idade, até outras mais complexas.

Na parte de “Interesses” ao clicar em “Editar” são exibidos os assuntos que o usuário acha interessantes. Aqui apareceu um monte de interesses que estavam relacionados à navegação. Os assuntos são relativamente apurados.

O Google ainda mantém registrados todos os vídeos que o usuários já assistiram no YouTube, as buscas feitas no YouTube e um mapa de lugares por onde se passou. É, meu amigo, não se assuste, isso é praticamente uma Matrix.

Uma coisa muito legal e até mesmo assustadora é esse mapa. Ele funciona para quem tem dispositivos móveis que utilizam o sistema operacional do Google, os usuários de Android, que autorizaram o funcionamento dessa ferramenta. O dispositivo, seja ele um smartphone ou tablet, pode pegar a geolocalização entre determinados espaços de tempo.

O mapa pode ser acessado neste link.

Se você for usuário android poderá realizar um teste, pois é possível visualizar os dados escolhendo as datas. O usuário também pode escolher por apagar as informações de alguns dias ou então exportar todo o conteúdo.

Não é legal saber que você está sendo “vigiado”a todo momento? Nem todos acham isso interessante, pra você que está nesta lista, siga nossas dicas e configure toda sua conta e veja o que está sendo monitorado para que não seja armazenado nada que você não queira.

Fonte: Exame

Posted on novembro 19, 2014 in Blog

Share the Story

Back to Top