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Confira algumas dicas para abrir um e-commerce

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Se você está pensando em empreender e este caminho você acha que pode ser através de um e-commerce (loja virtual), conheça agora algumas dicas importantes na hora de se aventurar por este mundo.

O que todo mundo já sabe é que o comércio eletrônico já é, há algum tempo, uma boa oportunidade de negócio para empreendedores. Os donos de lojas virtuais têm duas grandes vantagens: podem vender para consumidores de todo o mundo e não precisam de um ponto de venda – basta um estoque.

No entanto, não se pode dizer que é fácil criar e gerenciar um e-commerce. Deve-se montar uma estrutura, em muitos casos, tão complexa como a de um comércio físico. Para chegar lá, no sucesso, é preciso percorrer um longo caminho. É preciso ao menos conhecer alguns serviços auxiliares a seu negócio como: serviços de e-mail marketing, publicidade e otimização de páginas online.

Outros fatores importantes que não devem ser esquecidos por quem deseja montar um bom e-commerce são:

1 – Público Alvo
Antes de tudo, você deve pensar e estabelecer o seu público-alvo. Defina para quem, com quem e como você vai falar. Tal estratégia de comunicação é importante para que as pessoas se identifiquem com sua marca.

2 – Estoque
Ter um bom estoque é algo fundamental para otimizar a logística. Quanto mais produtos vendidos, maior deve ser seu estoque. Evite transtornos com seus futuros consumidores. Não venda aquilo que você não pode entregar. Procure estar certo de que poderá atender, de forma rápida e segura, o seu cliente. Na internet, um cliente insatisfeito pode reduzir a reputação da sua loja nas mídias sociais.

3 – Atendimento
Ofereça diversos canais de atendimento e contato ao cliente. Além de telefone e e-mail, invista em atendimento personalizado por meio de chat e redes sociais, como Facebook e Twitter. O atendimento via redes sociais são os favoritos do público, graças a velocidade do serviço. Lembre-se, o seu e-commerce está online e o seu consumidor também. Você deve estar sempre próximo a ele.

4 – Política de trocas
Estabeleça e disponibilize no site como funciona o processo de troca e devolução de sua loja. Respeite os prazos e respeite a política descrita pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Você tem mais chances de fazer vendas para quem já comprou no seu site do que para quem nunca comprou. Portanto, se o consumidor estiver satisfeito com os seus serviços, ele possivelmente voltará a você.

5 – Divulgação
Se ninguém sabe que sua loja existe, não adianta oferecer o melhor preço. Invista em ferramentas de marketing digital, como otimização de resultados nas buscas, links patrocinados, e-mail marketing e redes sociais. Lembre-se de estar presente onde o seu público-alvo está presente. Atendimento, informação e qualidade geram vendas e clientes.

Como se destacar utilizando a internet?

6 – Fornecedores
Faça uma cotação e procure por bons fornecedores. Escolha aqueles que entregam produtos de qualidade e no prazo correto. Também estabeleça um contrato mostrando responsabilidades e direitos de ambas as partes. Se você conseguir bons fornecedores de produtos e com entrega rápida, poderá trabalhar com menos estoque e rentabilizar a sua operação.

7 – Cadastro de produtos
Todos os produtos devem ter fotos com resolução adequada e descrição detalhada. Tome cuidado, pois dados incorretos geram reclamações no Procon. A página do produto deve estar recheada de detalhes, como especificações técnicas, depoimento de outros compradores e artigos relacionados, entre muitas outras informações. Uma página pobre e com poucas informações não gera resultados e vendas.

8 – Formas de pagamento
Escolha os parceiros financeiros e os meios de pagamento mais adequados para os clientes. Os mais utilizados são o cartão de crédito e o boleto bancário. Se possível, também parcele o valor dos produtos. Outro ponto importante: se o pedido não for aprovado quando seu cliente fechar uma compra, é bem provável que ele saia de sua loja e vá procurar outra.

9 – Resultados
Depois de criar uma loja virtual, utilize ferramentas para analisar os resultados. Por meio de plataformas como o Google Analytics, é possível saber o que está dando certo e o que ainda precisa melhorar em seu e-commerce. Estas ferramentas são essenciais para os próximos passos de sua loja virtual. Tente descobrir qual é o comportamento do seu público, quais produto mais agradam e por que ele abandona carrinhos de compras, entre outros dados. Qualquer informação é útil para gerar melhores resultados.

10 – Plataforma
Escolha uma boa plataforma para criar uma loja virtual. Aqui na SevenQuick utilizamos a plataforma de e-commerce chamada OPENCART, que ultimamente tem crescido muito e tem uma vasta gama de plugins e módulos que atendem bem a necessidade atual do mercado. Se você não escolher uma boa plataforma no começo, certamente terá que trocar no meio do caminho e iniciar tudo do zero. Esse caminho é mais trabalhoso, custa mais dinheiro e estanca o crescimento do seu negócio.

Outros dois fatores importantes do e-commerce são a sua praticidade e rapidez. Os consumidores, muitas vezes, fazem suas compras por impulso. Não precisar se deslocar para fazê-las torna essa relação comercial muito mais certeira. O tempo gasto numa transação comercial pela internet é muito menor do que o que seria necessário para o consumidor se deslocar até a loja.

Porém, é importante que o seu site mostre credibilidade, ótimo serviço e atendimento, e ofereça segurança aos dados de seus consumidores. Caso contrário, eles não voltarão a comprar seus produtos ou serviços.

Caso queira saber um pouco mais onde podemos te ajudar, entra em contato com a gente para melhores esclarecimentos e juntos podemos nortear o teu negócio para o sucesso desejado :).

Via: Webinsider / PEGN

 

Posted on maio 8, 2015 in Blog

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