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Chatbot: Sua empresa realmente precisa disso?

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Chatbots são assistentes virtuais que simulam um ser humano na conversação com as pessoas através de aplicativos, redes sociais ou até mesmo pelo site. Ou como descreve a Wikipedia: Um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas.

Os chatbots estão se tornando cada vez mais a plataforma escolhida pelas empresas para interagir com seus clientes. O advento não é nenhuma inovação de fato, já que o seu surgimento foi em meados de 1960, com o primeiro chatbot chamado Eliza. Mas a conversa aqui é: Sua empresa realmente precisa disso?

Qual o objetivo de ter um chatbot?

O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. Esta ação possibilita que as empresas automatizem grande parte do seu SAC, atendendo em tempo real e a qualquer hora do dia.

sevenquick-chatbot-conversandoChatbot – redes sociais

Quais são os tipos de chatbots existentes hoje?

Os chatbots funcionam a partir de regras e (às vezes) com inteligência artificial. Quando utilizados a partir de regras definidas, ou seja, segue-se uma árvore de decisão, onde o usuário vai sendo levado por perguntas para se chegar numa determinada solução. Já no caso da utilização da inteligência artificial, há um ganho de “aprendizado” com o tempo, ou seja, quanto mais utilizados, mais inteligentes ficam os chatbots.

Não se deve esquecer do princípio de que um chatbot deve ter um papel eficaz para o usuário, se não, nada adianta a tecnologia implantada.

Quais os benefícios que os chatbots podem trazer?

Um dos grandes benefícios dos chatbots é que eles facilitam as interações, especialmente quando elas são repetitivas, como é o caso das redes sociais. Neles, é possível parametrizar respostas automáticas para determinadas perguntas ou afirmações que os internautas fazem.

Como eu posso aplicar o chatbot na minha empresa?

Pela própria plataforma do Facebook, existe uma documentação para que empresas tenham esta liberdade de criação e oferecer um serviço de forma mais personalizada, dependendo de cada nicho de mercado. Quer entender um pouco mais? Clique aqui nesse link!

Por outro lado, existem diversas empresas que oferecem seus serviços baseados na criação de chatbots de acordo com a necessidade de cada cliente. Independente do tamanho da sua empresa, você pode ter essa tecnologia implantada.

Vale a pena investir em chatbots?

De acordo com a revista Forbes, dezenas de empresas já estão usando chatbots tanto para interagir com seus clientes quanto para receber pagamentos. Receber pagamentos on-line, aliás, é outra funcionalidade possível de ser executada por web robots. Eles conhecem o histórico dos usuários e podem facilitar na hora de oferecer condições de fechamento da compra, produtos complementares, entre outras funções que ajudam a melhorar a experiência e a potencializar as vendas.

Vai depender muito do objetivo de sua empresa e do momento da oportunidade. Caso esse seja o momento de implementar esta tecnologia, pode contar com a gente pra te ajudar. Entra em contato com a gente pelo nosso formulário ou pelas redes sociais. 🙂

Fonte: wikipedia

Posted on junho 15, 2017 in Blog

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