Google+

Já ouviu um Podcast?

Podcast é um programa de transmissão assim como TV, rádio e jornal, porém com uma principal vantagem: você pode ouvir quando e onde bem quiser. Seja no carro, no ônibus, na academia ou no almoço, as pessoas estão cada vez mais consumindo esse novo formato de conteúdo via internet.

Os temas são os mais diversos possíveis: cinema, games, notícias, política, religião, humor, esporte entre outros. E os formatos também: bate-papo ,mesa redonda, debate, entrevista, storytelling, dissertativo e etc.

Para aproveitar, escolha aqueles com os quais você mais se identifica.

Os temas são os mais diversos possíveis: cinema, games, notícias, política, religião, humor, esporte entre outros.

Como criar um podcast

Um dos aspectos que a internet nos trouxe é a democratização dos conteúdos, ou seja, qualquer pessoa pode criar algo e postar na rede. Isso inclui um podcast. Com o material necessário e criatividade, você pode fazer um que agrade o público e até monetiza-lo.

Primeiramente, precisa definir qual o tema do programa e qual público deseja atingir. Sempre é bom ouvir a concorrência parar compreender o que estão fazendo e como pode se diferenciar. Planejamento é primordial para que possa concretizar seus objetivo.

No momento que for escrever o roteiro do programa, tenha em mente qual o formato você escolheu. Defina um conteúdo e passe do jeito mais interessante possível. Crie sua própria identidade: Tom da voz, brincadeiras, frases e os jargões bem caracterizados.

Mantenha uma frequência nas suas publicações. Assim que começar, não pare. O poder de fidelização do podcast é alto, porém para que haja engajamento é necessário que as pessoas tenha episódios para acompanhar.

É interessante que tenha uma página pronta para receber seus ouvintes, seja um site ou até mesmo uma Landing Page. Crie sua marca, sua identidade, sua logo, pense nas cores e também sobre como manter um relacionamento com esse público.

Depois de todo o planejamento definido, chegou a hora de dar vida ao podcast e gravar.

Depois de todo o planejamento definido, chegou a hora de dar vida ao podcast e gravar. O roteiro é útil para não se perder no assunto, porém não se prenda totalmente a ele, deixe o papo fluir naturalmente e, caso seja necessário, volte a ele para dar continuidade ao tema planejado.

Lembre-se que não é algo imutável. Ao longos dos episódios, você descobrirá seus pontos fortes e fracos, assim poderá fazer alterações para que se enquadre no gosto do seu público.

Exemplos de podcast para você seguir.

 

Mamilos

O programa se afirma como jornalismo de peito aberto. Um podcast semanal que escolhe os temas mais debatidos e polêmicos das redes sociais e traz para mesa. Com ajuda de um especialista , é um aprofundamento do assunto com empatia, respeito, tolerância e bom humor.

Nerdcast

Com 10 anos de história e 1 milhão de episódios por download, o podcast é líder de audiência no Brasil. Os assuntos são história , ciência, cinema, quadrinho, literatura, tecnologia, games, rpg… Tudo que um bom nerd gosta. A conversa é informal, divertida, escrachada e tão doida quanto séria.

Braincast

Publicidade, novas tendências e tecnologia discutidos com muito bom humor pela galera do Brainstorm9. As discussões são sempre excelentes, vindas de profissionais gabaritados da área de comunicação.

Projeto humanos

Um podcast dedicado ao registro e resgate de narrativas individuais, buscando mostrar que mesmo os atos humanos mais banais reservam enormes riquezas. É um show de storytelling, dramaticidade e autenticidade. Impossível ser indiferente a ele.

Rapaduracast

Esse é um podcast bem conhecido, com mais de dez anos de vida e com público cativo. O pessoal discute o universo do cinema, cobrindo os principais lançamentos, as grandes polêmicas, os grandes clássicos, com homenagens aos grandes nomes da indústria cinematográfica e tudo que gira ao redor da telinha.

Posted on agosto 8, 2017 in Blog

Share the Story

Back to Top